UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - CCSA (11.34.23)
Código: PGA1110
Nome: TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Evolução do pensamento na administração. A construção do pensamento analítico na administração. As escolas do pensamento administrativo da escola clássica às perspectivas futuras nos estudos organizacionais. Decolonialidade e Estudos Organizacionais.
Referências: ALCADIPANI, Rafael; KHAN, Farzad Rafi; GANTMAN, Ernesto; NKOMO, Stella. Southern voices in management and organization knowledge. Organization, v.19, n.2, p.131-143, 2012. CARVALHO, Cristina Amélia; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Contribuições da perspectiva institucional para a análise das organizações: possibilidades teóricas, empíricas e de aplicação. In: CARVALHO, Cristina Amélia; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão (Orgs.). Organizações, cultura e desenvolvimento local: a agenda de pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional. Recife: Editora UFPE, 2003. CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. v.1 São Paulo: Atlas, 1988 DiMAGGIO, Paul J., POWELL, Walter W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v.45, n.2, p.74-89, 2005. GRANOVETTER, M. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. RAE-eletrônica, v. 6, n. 1, Art. 5, jan./jun. 2007. GREY, Chris. Um livro bom, pequeno e acessível sobre estudos organizacionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. IBARRA-COLADO, Eduardo. Teoría de la organización, mapa conceptual de un territorio en disputa, In.: E. G. TOLEDO (Coord.). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. Cuidad de México: Fondo de Cultura Econômica, 2000. IBARRA-COLADO, Eduardo. Organization studies and epistemic coloniality in Latin America: thinking otherness from the margins. Organization, v.13, n.4, p.463-488, 2006. MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson, 2006. MOTTA, Fernando Prestes. O que é burocracia? São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos). MISOCZKY, Maria Ceci A. Da abordagem de sistemas abertos à complexidade: uma atualização. Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 424-442, set./nov. 2013. MISOCZKY, Maria Ceci; AMANTINO-DE-ANDRADE, Jackeline. Uma crítica à crítica domesticada nos estudos organizacionais. RAC, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 192- 210, jan./mar. 2005. NORHIA, N. Introduction: is a network perspective a useful way of studying organizations: In: NORHIA, N.; ECCLES, R. G. (Eds.). Networks and organizations: structure, form and action. Boston: Harvard Business School, 1992. PAULA, Ana Paula Paes de. Teoria crítica nas organizações. São Paulo: Thomson Learning, 2008. WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais; Os tipos de dominação. In: ______. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2004. v. 1, capítulo XI (intitulado "Burocracia").

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09 v4.12.13.21