UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC (12.13.11)
Código: LL1059
Nome: TEORIA DO GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos componentes linguístico, social, histórico e cognitivo dos gêneros nas abordagens contemporâneas da linguagem, sob perspectivas textuais e discursivas.
Referências: ARAÚJO, Júlio. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2021. ARTEMEVA, Natasha; FREEDMAN, Aviva (ed.) Genre studies around the globe: beyond the three traditions. Winnipeg: Inkshed Publications, 2015. ARTEMEVA, Natasha; FREEDMAN, Aviva (ed.). Rhetorical genre studies and beyond. Winnipeg: Inkshed Publications, 2008. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-326. BASTIAN, Heather. Reading metaphors of genre. Reader: Essays. In: Reader-Oriented Theory, Criticism, and Pedagogy, n. 63/64, p. 114-134, Fall 2012/Spring 2013. BAWARSHI, Anis; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, 2007. BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. BEZERRA, Benedito G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. BEZERRA, Benedito G.; BIASI-RODRIGUES, Bernardete; CAVALCANTE, Mônica M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009. BHATIA, Vijay K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004. BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia T. (org). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CAVALCANTE, Mônica M.; COSTA, Maria Helenice A.; JAGUARIBE, Vicência M. F.; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar (Orgs.). Texto e discurso sob múltiplos olhares: gêneros e sequências textuais (v. 1). Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2018. DIONÍSIO, ngela Paiva; CAVALCANTI, Larisssa de Pinho (org.). Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman: 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. Ed. Universitária da UFPE/Pipa Comunicação, 2015. DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas/União da Vitória/PR: Kaygangue, 2005. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch/Círculo Bakhtin. Os elementos da construção artística [O problema do gênero]. In: O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Contexto, 2012, p. 193-207. MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial; Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009. OLMOS, Candelaria de. Gêneros discursivos. In: ARÁN, Pampa Olga (dir. y coord.). Nuevo diccionário de la teoria de Mijaíl Bajtín. Córdoba: Ferreyra Editor, 2006, p.134-141. PEREIRA, Sônia V. M. Gêneros do discurso. In: PEREIRA, Sônia V. M.; RODRIGUES, Siane G. C. (org.). Diálogos em verbetes: noções e conceitos da teoria dialógica da linguagem. Coletânea Verbetes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 105-111. REINALDO, Maria Augusta; MARCUSCHI, Beth; DIONÍSIO, Angela (org.). Gêneros textuais: práticas de pesquisa, práticas de ensino. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2012. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004. SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari (org.) Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística. Florianópolis: Insular, 2013. SIGNORINI, Inês (org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008. SOBRAL, Adair. Do dialogismo ao gênero. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. SWALES, John M. Research genres: exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05 v4.12.13.21