UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENACAO DA GRADUACAO EM DESIGN - CA (12.33.19)
Código: DIND0007
Nome: TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Sim
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA E PLURAL. A COMUNICAÇÃO ENQUANTO FENÔMENO HUMANO, SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICO. DIFERENTES CORRENTES DE ESTUDO DA COMUNICAÇÃO: O MODELO FUNCIONALISTA NORTE-AMERICANO E SUA HERANÇA POSITIVISTA; A ESCOLA DE FRANKFURT E O CONCEITO DE ¿INDÚSTRIA CULTURAL¿; OS ESTUDOS CENTRADOS NA FORMA: O ESTRUTURALISMO E A ÊNFASE NOS SIGNOS; A RELAÇÃO COMUNICAÇÃO E CULTURA NOS ESTUDOS DE RECEPÇÃO; DA TEORIA DA INFORMAÇÃO (ÊNFASE NOS MEIOS) À CIBERCULTURA. OBJETIVOS 1. COMPARTILHAR COM OS ALUNOS, OS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ESTUDO, EM NÍVEL INTRODUTÓRIO, DOS FENÔMENOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, BUSCANDO DESENVOLVER UMA VISÃO PANORÂMICA DAS DIFERENTES CORRENTES QUE A TOMAM COMO OBJETO DE ESTUDO, EM UMA PERSPECTIVA DIALÉTICA. RECURSOS NECESSÁRIOS RETROPROJETOR, QUADRO BRANCO, DATA SHOW, CPU, DVD PLAYER.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
DSG001 2006.1 DESIGN - CAA - CARUARU - BACHARELADO - Presencial - MT Sim 2 Sim
DSG001 2006.1 DESIGN - CAA - CARUARU - BACHARELADO - Presencial - M Sim 2 Não
DSG001 2006.1 DESIGN - CAA - CARUARU - BACHARELADO - Presencial - N Sim 2 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04 v4.12.13.21