Ementa/Descrição: |
INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA E PLURAL. A COMUNICAÇÃO ENQUANTO FENÔMENO HUMANO, SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICO. DIFERENTES CORRENTES DE ESTUDO DA COMUNICAÇÃO: O MODELO FUNCIONALISTA NORTE-AMERICANO E SUA HERANÇA POSITIVISTA; A ESCOLA DE FRANKFURT E O CONCEITO DE ¿INDÚSTRIA CULTURAL¿; OS ESTUDOS CENTRADOS NA FORMA: O ESTRUTURALISMO E A ÊNFASE NOS SIGNOS; A RELAÇÃO COMUNICAÇÃO E CULTURA NOS ESTUDOS DE RECEPÇÃO; DA TEORIA DA INFORMAÇÃO (ÊNFASE NOS MEIOS) À CIBERCULTURA.
OBJETIVOS
1. COMPARTILHAR COM OS ALUNOS, OS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ESTUDO, EM NÍVEL INTRODUTÓRIO, DOS FENÔMENOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, BUSCANDO DESENVOLVER UMA VISÃO PANORÂMICA DAS DIFERENTES CORRENTES QUE A TOMAM COMO OBJETO DE ESTUDO, EM UMA PERSPECTIVA DIALÉTICA.
RECURSOS NECESSÁRIOS
RETROPROJETOR, QUADRO BRANCO, DATA SHOW, CPU, DVD PLAYER. |