UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - CAC (12.13.19)
Código: DH924
Nome: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DH902 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Essa disciplina visa habilitar os/as discentes ao desenvolvimento da pesquisa (elaboração de dissertação) em temáticas relativas aos direitos humanos, em uma perspectiva interdisciplinar. Quanto ao conteúdo, docentes especialistas em pesquisa em direitos humanos irão ministrar temas relativos à epistemologia de pesquisa, tais como: o conceito e o sentido da ciência na modernidade; fundamentos da epistemologia contemporânea; crítica ao modelo epistemológico eurocêntrico; epistemologia para os direitos humanos;e conteúdos referentes à pesquisa qualitativa e quantitativa e métodos e técnicas de pesquisa aplicada aos direitos humanos.
Referências: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência .Introdução ao jogo e a suas regras. São Paulo: Ed. Loyola, 2000. BAUER, Martin W. e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2004. BITTAR, Eduardo. Educação e metodologia para os direitos humanos. São Paulo: Quartier Latin, 2008. CHALMERS, A.F.. O que é ciência afinal ? São Paulo: Brasiliense, 2000. CRESWELL, Jonh W. Projeto de Pesquisa. Método Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. DANCY, Jonathan. Epistemologia contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1985. DENZIN, KN, YVONNA, S. L. et al. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa. Teorias e Abordagens. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2006. DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas. Tomo 1. Positivismo e hermenêutica (Durkhein e Weber). São Paulo: Loyola, 2004. FLICK, Uwe. Introdução a Pesquisa qualitatitiva. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O que é método cientifico. São Paulo: Livraria Pioneira Ed., 1989. HABERMAS, Jürgen. Teoria Analítica da Ciência e Dialética. In: Benjamim, Walter et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. HAIR, ANDERSON, TATHAM e BLACK. Análise multivariada de dados. São Paulo: Bookman, 2005. HUEMER, Michel. Epistemology. Contemporary readings. London/ New York: Routledge, 2002. KAPLAN, Abraham. A conduta na pesquisa. São Paulo: Herder, 1972. KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008. LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora. Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSP, 2001 MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001. MOTTA-ROTH, Désirée e HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972. POPPER, Karl. Los dos problemas de la epistemología. Madrid: Tecnos, 1998. SANTOS, Boa Ventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. _______________ Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1999. SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. São Paulo:Edições Loyola, 2004. SACAVINO, Susana Beatriz (org). Educação em direitos humanos. Temas, questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2008. TURATO, E. R. Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-Qualitativa. Construção teórico-epistemológica discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópoles: Vozes, 2003
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DH902 - PESQUISA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DH902 ) ) ATIVO 19/10/2022
( DH902 ) INATIVO 19/10/2022 16/04/2024

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