UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA - CCS (11.96.31)
Código: SCH916
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO HUMANA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagem de requisitos técnicos, lógicos e formais com instrumental para compreensão da relação entre problema de pesquisa e o processo da construção científica que auxiliará no desenvolvimento do projeto de dissertação do mestrando. Explanação de conteúdo que darão base à análise crítica de artigo científico além de conteúdo introdutório à revisão sistemática e à elaboração de protocolo para revisão sistemática.
Referências: 1.Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.2 (updated February 2021). Cochrane, 2021. Available from www.training.cochrane.org/handbook. 2. Como avaliar criticamente revisões sistemáticas e metanálises. Rev Bras Ter Int. 2007, 19(4): 475-480. 3.Borenstein M, Hedges LV, Higgins JPT et al. Introduction to Meta -analysis. Wiley, 2009, 450p. 4. Grant MJ, Booth A. A typology of reviews: an analysis of 14 types and associate methodologies. Health Information and Library Journal. 2009; 16: 91-108. 5.Khalil, Hanan BPharm, MPharm, PhD, AACPA1; Bennett, Marsha PhD2; Godfrey, Christina PhD3; McInerney, Patricia PhD4; Munn, Zac PhD5; Peters, Micah PhD6 Evaluation of the JBI scoping reviews methodology by current users, International Journal of Evidence-Based Healthcare: March 2020 - Volume 18 - Issue 1 - p 95-100 doi: 10.1097/XEB.0000000000000202 6.Leonardo Roever. Guia Prático de Revisão sistemática e metanálise.Thieme Revinter. 2000. 7. Paulo M Faria. Revisão Sistemática da Literatura. Contributo para um novo paradigma investigativo. Whitebooks. 2 ed. 2019 8. Crato, A.N.; Vidal, L.F.; Bernardino, P. A. et al. Como realizar uma análise crítica de um artigo científico. Arq. Odontologia, v.40, n.01, p. 01-10,2004. Ercole, F.F.; Melo, L.S.; Alcoforado, C.L.G.C. Integrative Review versus Systematic Review. Editorial. REME - Rev Min Enferm. 2014 jan/mar; 18(1): 1-260. 9. Pereira, M.G. Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 21(2):351-352, abr-jun 2012. Souza, M.T.; Silva, M.D.; Carvalho, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer? einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6. 10. Bernardino, P. A. et al. Como realizar uma análise crítica de um artigo científico. Arq. Odontologia, v.40, n.01, p. 01-10,2004

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