UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE TRANSLACIONAL - CCM (11.00.05.24)
Código: ST-925
Nome: INFORMÁTICA E SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexões acerca do estatuto epistemológico da Ciência da Informação, analisando sua trajetória histórica e constituição como ciência, de modo a enfatizar as implicações que diferentes disciplinas exercem sobre o seu objeto de estudo, enfatizando a importância da interdisciplinaridade da pesquisa nas áreas de informática e saúde. Abordar princípios, conceitos, teorias e métodos frequentemente adotados na Ciência da Informação em âmbito nacional e internacional, traçando distinções e relações entre as tecnologias informáticas nos projetos de pesquisa nas áreas da saúde e da doença.
Referências: LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. PINHEIRO, L. V. R. Campo interdisciplinar da ciência da informação: fronteiras remotas e recentes. In: ______. (Org.) Ciência da informação, ciências médicas e interdisciplinaridade. Brasília : IBICT/DCI/DEP, 1999. ROBREDO, J. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus, 2003. SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07 v4.12.13.22