UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CAC (12.13.81)
Código: CIN929
Nome: INFORMAÇÃO E CULTURA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O conceito de cultura e suas antinomias nas ciências humanas e sociais. Os processos de constituição do sentido de informação tomado como produto ou bem cultural. Os contextos socioculturais em que se realizam, se processam, se desenvolvem e circulam os produtos informacionais. A formulação e análise de políticas de informação e cultura.
Referências: BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: UNB, 2010. BOTELHO, I. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 73-83, 2001. COUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru SP: EDUSC, 1999. GARCÍA CANCLINI, N. Diferentes, desiguais, desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. GARCÍA CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1998. HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. RUBIM, A. A. C. Políticas Culturais entre o possível e o impossível. O público e o privado, n 9, jan./jun. 2007. CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, , v. 12, n. 1, 2007.ORTEGA, C. D.; LARA, M. L. L. G. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7087. OTLET, Paul. Documentos e Documentação. Trad. de Hagar Espanha. Paris, 1937. Conferência no Congresso Mundial da Documentação Universal, realizado em Paris, em 1937. OTLET, Paul. Tratado de Documentação: o livro sobre o livro teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2018. PALMA PEÑA, J. M. El patrimonio cultural, bibliográfico y documental de la humanidad: revisiones conceptuales, legislativas e informativas para una educación sobre patrimonio. Cuicuilco, México, v. 20, n. 58, sep./dic., p. 31-58, 2013. PINHEIRO, A. V. História, Memória e Patrimônio: convergências para o futuro dos acervos especiais. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Org.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 33-44. POMIAN, K. Colecção. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Porto: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1984. p. 51-86. (Memória - História, v. 1). RAYWARD, W. B. The origins of information science and the International Institute of Bibliography/ International Federation for Information and Documentation (FID). Journal of the American Society for Information Science, v. 48, n. 4, p. 289-300, 1997. SHERA, J. H. Sobre biblioteconomia, documentação e ciência da informação. In: GOMES, H. E. (Org.). Ciência da informação ou informática? Rio de Janeiro: Calunga, 1980. 105 p. p. 91-105. SOUZA, W. E. R.; CRIPPA, G. O patrimônio cultural como documento: reflexões transdisciplinares para novos horizontes na ciência da informação. Transinformação, v. 21, n. 3, p. 207-223, 2009. DOI: 10.1590/S0103-37862009000300004.

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