UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CAC (12.13.81)
Código: CIN923
Nome: MEMÓRIA, DOCUMENTO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos teórico-metodológicos da bibliologia otleliana enquanto ciência. A relação entre o documento e os estudos de memória na perspectiva da Ciência da Informação e áreas correlatas. Discussão contemporânea das contribuições da Bibliologia e da Documentação para os estudos de memória no tocante às práticas sociais e culturais
Referências: BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação entre o corpo e o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2010. BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society of Information Science, v. 42, n. 5, p. 351-360, jun. 1991. CAPURRO, R. Past, present, and future of the concept of information. Creative Commons License, v. 7, n. 2, p. 125-141, 2009. CARVALHO, R. G. Sobre o sentido do passado: Debates acerca do conceito de narrativa na teoria da história. Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia, n. 3, dez. 2011. CATALDO, F. Afinal, os objetos falam? Reflexões sobre objetos, coleções e memória. In: ENANCIB, 20, Florianópolis, 2019. GT 10. Informação e memória, 2019. DOSSE, F. História e Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 2004. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000. FROHMANN, B. A documentação rediviva: Prolegômenos a uma (outra) filosofia da informação. Morpheus: Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 9, n. 14, p. 227-249, 2012. HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. HARTOG, F. Entrevista a Mariza Romero. Transcrição e tradução para o português: Mariza Romero. Paris, maio de 2015. HJØRLAND, B. Documents, memory institutions and information science. Journal of Documentation, n. 35, p. 157-163, Documentation, 2000. MENEZES, U. B. Memória e cultura: a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Edições SESC, 2007. NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, 1993. OLIVEIRA, E. B.; RODRIGUES, G. M. O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 311-328, mar. 2011. OTLET, P. Tratado de documentação: o livro sobre o livro, teoria e prática. Tradução de Taiguara Villela Aldabalde et al. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2018. PERALTA, E. Abordagens teóricas ao estudo da memória social: uma resenha crítica. Arquivos da memória, Antropologia, Escala e Memória, n. 2, nova série, p. 4-27, 2007. POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. REIS, J. C. O lugar da teoria-metodologia na cultura histórica. Revista de Teoria da História, v. 3, n. 6, dez. 2011. RÜSEN, J. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. Tradução de Valdei Araujo e Pedro S. P. Caldas. História da historiografia, n. 02, p. 163-209, mar. 2009. RABELLO, R. História dos conceitos e ciência da informação: apontamentos teórico-metodológicos para uma perspectiva epistemológica. Encontos Bibli, Florianópolis, n. 26, 2. sem. 2008. SALDANHA, G. O documento e a “via simbólica”: sob a tensão da “neodocumentação. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 65-88, jan./jun., 2013. SIQUEIRA, J. C. A noção do termo ‘informação’: revisão de literatura. Brazilian Journal of Information Science, Marília (SP), v. 5, n. 1, p. 73-96, jan./jun. 2011. WERSIG, G.; NEVELING, U. Os fenômenos de interesse para a ciência da informação. Disponível em: https://docplayer.com.br/36659951-Os-fenomenos-de-interesse-para-a-ciencia-da-informacao-gernot-wersig-ulrich-neveling.html

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