UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA (REDE) - CFCH (11.51.59)
Código: GEP910
Nome: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Conceitos de Educação Geográfica, Geografia Escolar e Ensino de Geografia; Recursos didáticos no ensino de Geografia. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Conceitos e definições; Fontes de recursos didáticos digitais (repositórios virtuais); Ambientes virtuais de aprendizagem; Jogos digitais; Softwares para dispositivos móveis; Tecnologias assistivas. GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Ferramentas de localização; Aplicativos para dispositivos móveis; Usos dos Sistemas de Informações Geográficas no ambiente escolar.
Referências: Bibliografia básica CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2007. MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. PRENSKI, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução: Eric Yamagute. São Paulo: SENAC, 2012 Bibliografia complementar ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos e screenagers: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. In: SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. (Org.). Prática pedagógica e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 143-160. CÂMARA, G.; DAVIS JR., C. A. Introdução. In: CÂMARA, G.; DAVIS JR, Clodoveu Augusto; MONTEIRO, A. M. V. (Ed. e Org.) Introdução a ciência da geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2014. Disponível em: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/cap1- introducao.pdf Acesso em 2 abr. 2019. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro. São Paulo: Ed. da USP, 1971 KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2010. MIRANDA, José Miguel Garrido. Videojuegos de estratégia: alguns principios para la enseñanza. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 15, p.62-74, 2013. PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

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