Referências: |
Bibliografia básica
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FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus,
2007.
MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo:
Papirus, 2000.
PRENSKI, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução: Eric Yamagute. São Paulo:
SENAC, 2012
Bibliografia complementar
ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos e screenagers: possibilidades de desenvolvimento e
aprendizagem. In: SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. (Org.). Prática pedagógica e tecnologias
digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 143-160. CÂMARA, G.; DAVIS JR., C. A. Introdução. In:
CÂMARA, G.; DAVIS JR, Clodoveu Augusto;
MONTEIRO, A. M. V. (Ed. e Org.) Introdução a ciência da geoinformação. São José dos
Campos: INPE, 2014. Disponível em: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/cap1-
introducao.pdf Acesso em 2 abr. 2019.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo
Monteiro. São Paulo: Ed. da USP, 1971
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus,
2010.
MIRANDA, José Miguel Garrido. Videojuegos de estratégia: alguns principios para la
enseñanza. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 15, p.62-74, 2013.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar
e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. |