UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA (REDE) - CFCH (11.51.59)
Código: GEP900
Nome: EPISTEMOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONHECIMENTO E DA PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Ciência e produção do conhecimento; Conhecimento e pesquisa em Geografia; Conhecimento e pesquisa em Ensino de Geografia. AS CORRENTES GEOGRÁFICAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: pensamento geográfico e sua História; Concepções teórico-metodológicas da Geografia e seu ensino. AS MÚLTIPLAS RACIONALIDADES E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A racionalidade técnica e o ensino de Geografia: A racionalidade pedagógica e o ensino de Geografia. OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA: Conceitos e categorias da Geografia: Epistemologia e ensino de Geografia no currículo escolar; Tendências recentes do pensamento geográfico no ensino.
Referências: Bibliografia básica CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2012. CALLAI, Helena C. A formação do profissional da Geografia: O professor. Ijuí, RS: Ed. Unijui, 2013. TONINI, I.M.; CASTROGIOVANNI, A.C.; GOULART, L;B.; KAERCHER N.A.; MARTINS. R. E. M. W.. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre. Editora Mediação. 2014. STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. Bibliografia Complementar CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03 v4.12.13.20