UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 10 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH (11.51.16)
Código: HI1022
Nome: TÓPICO ESPECIAL EM TEORIA, HISTÓRIA E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 2
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: História pública, usos do passado e tempo histórico. Ensino de história e regimes de historicidade. Tempo histórico e história ensinada: currículo, manuais escolares e práticas docentes. Usos do passado, memória e historiografia. História oral e História do tempo presente. A escrita da História e os seus públicos.
Referências: ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. O tecelão dos tempos: novos ensaios de teoria da história. São Paulo: Intermeios, 2019. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à História Pública. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2011. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. vol. I. São Paulo: Brasiliense, 1994. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Vol. I. 5 ed., Petrópolis: Rio de Janeiro, 1994. FERREIRA, Celso; BEZERRA, Holien; DE LUCCA, Tania Regina (orgs.). O historiador e seu tempo: encontros com a história. São Paulo: Editora UNESP: ANPUH, 2008. GABRIEL, Carmen Teresa et. al. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2016. HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. HARTOG, François. Renascimento do acontecimento: um desafio para o historiador: entre esfinge e fênix. São Paulo: Editora UNESP, 2013. KLEM, Bruna Stutz; PEREIRA, Mateus; ARAÚJO, Valdei. Do fake ao fato: (des)atualizando Bolsonaro. Vitória: Milfontes, 2020. KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006. MAGALHÃES, Marcelo et. al. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015. MAGALHÃES, Marcelo et. al. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014. MAUAD, Ana Maria; DE ALMEIDA, Juniele Rabêlo; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas, SP: Papirus, 1994, 3 vols. ROCHA, Helenice Aparecida Bastos et. al. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017. SCHMIDT, Benito; MALERBA, Jurandir (orgs.). Fazendo História Pública. Vitória: Milfontes, 2021.

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