Referências: |
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. O tecelão dos tempos: novos ensaios de teoria da história. São Paulo: Intermeios, 2019.
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à História Pública. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2011.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. vol. I. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Vol. I. 5 ed., Petrópolis: Rio de Janeiro, 1994.
FERREIRA, Celso; BEZERRA, Holien; DE LUCCA, Tania Regina (orgs.). O historiador e seu tempo: encontros com a história. São Paulo: Editora UNESP: ANPUH, 2008.
GABRIEL, Carmen Teresa et. al. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2016.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
HARTOG, François. Renascimento do acontecimento: um desafio para o historiador: entre esfinge e fênix. São Paulo: Editora UNESP, 2013.
KLEM, Bruna Stutz; PEREIRA, Mateus; ARAÚJO, Valdei. Do fake ao fato: (des)atualizando Bolsonaro. Vitória: Milfontes, 2020.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.
MAGALHÃES, Marcelo et. al. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.
MAGALHÃES, Marcelo et. al. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.
MAUAD, Ana Maria; DE ALMEIDA, Juniele Rabêlo; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas, SP: Papirus, 1994, 3 vols.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos et. al. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.
SCHMIDT, Benito; MALERBA, Jurandir (orgs.). Fazendo História Pública. Vitória: Milfontes, 2021. |