UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH (11.51.16)
Código: HI1019
Nome: TÓPICO ESPECIAL EM HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 2
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A emergência da história como campo disciplinar no Brasil. Os Institutos históricos, o Colégio Pedro II e o processo de institucionalização do conhecimento histórico – acadêmico e escolar. Currículos, conhecimentos históricos e manuais escolares. História das disciplinas escolares e o ensino de História. A trajetória do ensino de história na educação básica no Brasil. A criação dos cursos universitários de História e o processo de profissionalização. A criação das pós-graduações em História e em Educação no Brasil e as pesquisas no campo do Ensino de História. Demandas sociais e ensino de história. Caminhos da História – acadêmica e escolar – no século XXI.
Referências: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. ________. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. CEZAR, Temistocles. Ser historiador no século XIX. O caso Varnhagen. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. COSTA, Aryana. Um regime de transição: o papel do IHGSP no curso de história da Universidade de São Paulo (1934). Estudos Históricos, v. 32, p. 530-549, 2019. FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como Ofício. A constituição de um campo disciplinar. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013. FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. FONSECA, Selva; ZAMBONI, Ernesta (org.). Espaços de formação do professor de História. Campinas, SP: Papirus, 2008. GONCALVES, Marcia de Almeida et. al. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012. GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1996. GUIMARÃES, Selva; SILVA, Marcos. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. GUIMARÃES, Selva. Ensino de História e cidadania. Campinas: SP: Papirus, 2016. GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Historiografia e nação no Brasil (1838-1857). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Histórias do ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. MONTEIRO, Ana Maria Monteiro et. al. (org.). Pesquisa em Ensino de História: Entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014. MONTEIRO, Ana Maria; RALEJO (org.). Cartografias da pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019. NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, 1992-1993. NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso; PEREIRA, Mateus Henrique. Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao passado. Uma discussão necessária à formação do profissional de História. Aracaju: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2011. SILVA, Norma Lúcia; FERREIRA, Marieta de Moraes; Os caminhos da Institucionalização do ensino superior de História. História & Ensino, v. 2, p. 283-306, 2011.

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