Referências: |
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
________. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
CEZAR, Temistocles. Ser historiador no século XIX. O caso Varnhagen. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
COSTA, Aryana. Um regime de transição: o papel do IHGSP no curso de história da Universidade de São Paulo (1934). Estudos Históricos, v. 32, p. 530-549, 2019.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como Ofício. A constituição de um campo disciplinar. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FONSECA, Selva; ZAMBONI, Ernesta (org.). Espaços de formação do professor de História. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GONCALVES, Marcia de Almeida et. al. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012.
GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1996.
GUIMARÃES, Selva; SILVA, Marcos. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014.
GUIMARÃES, Selva. Ensino de História e cidadania. Campinas: SP: Papirus, 2016.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Historiografia e nação no Brasil (1838-1857). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Histórias do ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998.
MONTEIRO, Ana Maria Monteiro et. al. (org.). Pesquisa em Ensino de História: Entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014.
MONTEIRO, Ana Maria; RALEJO (org.). Cartografias da pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, 1992-1993.
NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso; PEREIRA, Mateus Henrique. Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao passado. Uma discussão necessária à formação do profissional de História. Aracaju: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2011.
SILVA, Norma Lúcia; FERREIRA, Marieta de Moraes; Os caminhos da Institucionalização do ensino superior de História. História & Ensino, v. 2, p. 283-306, 2011. |