UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CE (11.45.21)
Código: MPEB911
Nome: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexão sobre os fundamentos históricos, éticos e legais da Educação Especial e dos princípios básicos para a Educação Inclusiva. Políticas de inclusão educacional: implicações e contradições. Princípios para uma escola inclusiva. Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para aprendizagem.
Referências: BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Assistiva. Tecnologia e Educação. Porto Alegre, 2017. GLAT, R; PLETSCH, M. D; FONTES, R.. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação (UFSM), Santa Maria, nov. 2007. ISSN 1984-6444. MELETTI, S. M. F; KASSAR; M. C. M. (Orgs). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador. REBELO, A.S; KASSAR, M. C. M. Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. Inc. Soc., Brasília, DF, v.11,n.1,p.56-66,jul./dez.2017. SASSAKI, R K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, p. 10-16, 2009. ZERBATO, A. P; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, 2018.

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