UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CE (11.45.21)
Código: MPEB910
Nome: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepções de leitura e produção de textos; recursos didáticos no ensino de leitura e produção de textos na escola; organização do trabalho pedagógico para o ensino de leitura e produção de textos.
Referências: ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTÓVÃO Vera Lúcia Lopes. (org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009. ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontró & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico (org.). Ensinar literatura através de projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. BATISTA, Antônio A.G. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: CEALE / Autêntica, 2004. BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2006. BERNARDIN, Jacques. As crianças e a cultura escrita. Trad. Patrícia C. R. Reuillard. Porto Alegre: ArtMed, 2003. BEZERRA, Benedito G.; BIASI-RODRIGUES, Bernardete; CAVALCANTE, Mônica M. Gêneros e sequências textuais. Recife: Udupe, 2009. Bronckart, Jean - Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pericles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. CALKINS, Lucy; HARTMAN, Amanda; WHITE, Zoë. Crianças produtoras de texto: a arte de interagir em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2008. CAMPS, Anna. Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: ArtMed, 2006. CARDOSO, Cancionila Janzkovski. A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal. Campinas: Mercado de Letras, 2002. CITELLI, Adilson (org). Aprender e ensinar com textos não escolares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002. FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa. O fazer cotidiano na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2012 FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de texto de pesquisa. Trad. Rosana Malerba. São Paulo: Cortez, 2013. GERALDI, João W. Portos de Passagem. São Paulo: São Paulo: Martins Fontes, 1997. GOULART, Cecília M.A.; ABÍLIO, Eleonora C. & MATTOS, Margareth Silva (orgs). O ensino inicial da leitura e da escrita na rede escolar municipal de Niterói/RJ (1959-2000). PROAlE/UFF. FAPERJ, 2007. HEINING, Otília Lizete de Oliveira Martins (org). Baú de práticas: socialização de projetos de letramentos. Blumenau: EDIFURB, 2013. KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes,1989. LEAL, Telma F.; ALBUQUERQUE, Eliana B.C. Desafios da educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. LEAL, Telma F.; MORAIS, Artur G. A argumentação em textos escritos: a criança e a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. LEAL, Telma F.; BRANDÃO, Ana Carolina P. (org.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006. LEAL, Telma F.; SILVA, Alexsandro. Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011, v.1. p.199. MARCUSCHI, Beth,; LEAL, Telma Ferraz. Estudos sobre Educação e Linguagem: da educação infantil ao ensino médio. Recife: Ed Universitária da UFPE, 2011. MENDONÇA, Márcia (coord.). Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife: MEC/CEEL, 2008. NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (Org.). Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais. Campinas: Edições Leitura Critica, 2013. PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. SANTOS, Carmi F.; Mendonça, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (org.) Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2004. SILVA, Ananias Agostinho. Argumentação em textos escritos por crianças em fase de alfabetização. Curitiba: CRV, 2013.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06 v4.12.13.17