UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CE (11.45.21)
Código: MPEB904
Nome: METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Planejamento e organização do trabalho pedagógico; Modalidades de organização do trabalho pedagógico (sequência didática, projeto didático, atividades permanentes, tema gerador); Avaliação da aprendizagem; Planejamento e saberes docentes.
Referências: CATANI, Denice Barbara; GALLEGO, Rita de Cássia. Avaliação. Editora: UNESP, São Paulo, 2009. CAVALCANTI, J. V. P, SILVA, M. T. M. da, e SUASSUNA, L. Como os professores definem o que ensinar? Um estudo sobre a construção/prática de currículos de Língua Portuguesa. In: LEAL, T. F. e SUASSUNA, L. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014. CHARTIER, A. M. Escola, culturas e saberes. In: XAVIER, L. N.; CARVALHO, M. M. C.; MENDONÇA, A. V.; CUNHA, J. L. (Org.). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005. CHULEK, Viviane. A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos nas vozes de crianças e na organização do trabalho pedagógico de duas instituições de Curitiba-PR. Dissertação de mestrado acadêmico Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. COLOMINA, R.; ONRUBIA, Juan. Interação educativa e aprendizagem escolar: a interação entre alunos. In: COLL, C.; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. COUTO, Cremilda Barreto. ESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Anais da 32a Reunião Anual da ANPED, Caxambu: ANPED, 2009. DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54. DOLZ, J., NOVERRAZ, M. e SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J. E SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. FRADE, Isabel C. A. da S. Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. FRANCO, Maria Amélia do R. Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998. GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella; RIBEIRO, Fátima. Uma breve discussão sobre sequência didática. Recife: (prelo) 2001 LEAL, Telma F.; ALBUQUERQUE, Eliana B.; LEITE, Tânia M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética / organizado por Artur Gomes Morais, /Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal. — Belo Horizonte: Autêntica, 2005. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Coleção Magistério 2º grau. Série formação do professor. 14 Ed. São Paulo: Cortez, 2013. NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. In: Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC, 2007. PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre (Brasil), Artmed Editora, 2000. ROMANOVSKI, Joana P.; MARTINS, Pura Lúcia O. A aula como expressão da prática pedagógica. In: VEIGA, I.P.A. (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 3e, 2000. SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. In: SILVA, Janssen F.; HOFFMANN, Jussara & ESTEBAN, Maria Teresa. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Dimensão, 2003. SOARES, Magda. O fazer, o saber, o querer. In: MORTATTI, Maria do Rosário L. e FRADE, Isabel Cristina da Silva (orgs.) Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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