UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS (REDE) - CAC (12.13.87)
Código: MPL1013
Nome: LINGUAGEM, PRÁTICAS SOCIAIS E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Linguagem como prática social: bases epistemológicas. Princípios e procedimentos constitutivos das práticas sociais: discurso, subjetividade, formações discursivas, processos identitários, relações de poder, cultura e ideologia. Leitura e escrita como práticas sociais: implicações para o ensino de língua. Gêneros textuais/discursivos e ação social: práticas e domínios institucionais. Proposições metodológicas para a elaboração de material didático destinado ao ensino-aprendizagem de língua.
Referências: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1979]. BAYNHAM, M. Literacy practices: Investigating literacy in social contexts. (Language in social life series.) London: Longman, 1995. BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. Tradução: Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2011. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. ________. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. ________. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 1997. CAFIERO, Delaine. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Coord.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção Explorando o Ensino, v. 19, p. 85- 106, 2010. CORACINI, Maria José (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua 57 materna e língua estrangeira. Campinas, São Paulo: Pontes, 1995. ________. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas, São Paulo: Pontes, 1999. ________. Concepções de leitura na (pós)modernidade. In: CARVALHO, Regina Célia de; LIMA, Paschoal (Org.). Leitura: múltiplos olhares. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras; São João da Boa Vista, SP: UNIFEOB, 2005. CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006. CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e ensino. São Paulo: Autêntica/FALE, 2012; CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in Late Modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press. 1999. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. FARACO, Carlos Alberto; NEGRI, Ligia. O falante: que bicho é esse, afinal? Letras, Curitiba, Editora da UFPR, n. 49, p. 159-170, 1998. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1999. HANKS, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. IVANIC, Roz. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education. Routledge: London, V. 18, N. 3, 2004. MARCUSCHI, Beth. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Coords.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção Explorando o Ensino, v. 19, p. 85- 106, 2010. MILLER, Carolyn. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. DIONISIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Org.). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009. OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Produções escritas e processos identitários: um estudo de textos de alunos do ensino fundamental. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 67-77, 2001. ________. Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA. RBLA, v. 3, n. l, p. 118-184, 2003. ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). A leitura e os leitores. Campinas, São Paulo: Pontes, 1998. ________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 1999. ________. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. 58 PEDROSO, Sergio Flores. Sobre o conceito de prática social: funcionamento e efeitos nas abordagens da linguagem em movimento. Tabuleiro de Letras, PPGEL – Salvador, n. 7, p. 64-86, dezembro de 2013. SILVA, Marluce Pereira da; OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; ALVES, Maria da Penha Casado (Orgs.). Linguagem e práticas sociais: ensaios e pesquisas. Natal: EDUFRN, 2008. SILVA, Luiza Helena Oliveira. Silenciamento dos sentidos: relatos de observação de aulas de leitura. Querubim (Online), v. 01, p. 01-17, 2007. SPINK, Mary Jane Paris (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2004. VOESE, Ingo. Análise do discurso e ensino. São Paulo: Cortez, 2010; VOLOCHÍNOV, Valentin. (Mikhail Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AMARAL, Luciano. Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013. BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 3. ed. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1993, p. 13-70. FARACO, Carlos Alberto. A produção textual de um estudante ao final do ensino médio. Texto apresentado na abertura do Encontro de Supervisores de Avaliação de Redações, promovido pela DAEB/ INEP. Brasília, 2014. RAMALHO, Viviane; REZENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.

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