UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE (11.45.07)
Código: ED1094
Nome: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aportes Teóricos e metodológicos do ensino de ciências com base na Teoria Histórico-Cultural
Referências: DAVÍDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3 ed. Trad. M. Shuare. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982. GALPERIN, P. I. A. Towards research of the intellectual development of the chil. International Journal of Psychology, v. 3, n. 4, p. 257-271, 1968. GALPERIN, P. I. A. Changing teaching methods is one prerequisite for increasing the effectiveness of the schooling process. Soviet Education, v. 17, n. 3, p. 87-92, jan. 1975. GALPERIN, P. I. A. Mental actions as a basis for the formation of thoughts and images. Soviet Psychology, Moscou, v. 27, n. 3, p. 45-64, maio/jun. 1989b. GALPERIN, P. I. A. Organization of mental activity and effectiveness of learning. Soviet Psychology, v. 27, n. 3, p. 65-82, maio/jun. 1989c. GALPERIN, P. I. A. Stage by stage formation as a method of psychological investigation. Journal of Russian and East European Psychology, v.30, n.4, 60-80, 1992 b. GALPERIN, P. I. A. Study of the intellectual development of the child. Soviet Psychology, Moscou, v. 27, n 3, p. 26-44, maio/jun. 1989a. GALPERIN, P. I. A. The problem of attention. Soviet Psychology, v. 27, n. 3, maio/jun., p. 83-92, 1989d. GALPERIN, P. I. A., LEONTIEV, A. N. Learning theory and programmed instruction. Soviet Education, v. 7, n. 10, p. 7-15, 1965. GALPERIN, P.Y.; Introducción a la psicologia: um enfoque dialéctico. Madrid: Pablo del Rio Editor. Coleccion Aprendizaje, 1976. HAENEN, J. Galperin instruction in the ZPD. Human Development, v. 43, n.2, mar-apr, 93-98, 2000. HAENEN, J. Outlining the teaching: learning process: Piotr Galperin ́s Contribution. Learning and Instruction, n. 11, p. 157-170, 2001 LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004. 356 p. LEONTIEV.A. Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005. LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo. 2a Edição. São Paulo: Ìcone, 1990. NUÑEZ, I. B. La formación de habilidades en química general en la perspectiva de la Teoria de P. Ya Galperin como atividad de construcción de conocimientos. Química Nova, São Paulo, v.22, n.3, p. 429-434, 1999. NUÑEZ, I. B. Vygotsky – Leontiev – Galperin Formação de Conceitos e princípios didáticos. São Paulo: Liber Livro, 2009. NUÑEZ, I. B.; PACHECO, O. G. La Formación de Conceptos Científicos: una perspectiva desde la teoria de la actividad. 139 p. Natal: EDUFRN, 1997. NUÑEZ, I.B.; RAMALHO, B. Galperin e a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Acões Mentais e dos Conceitos. Pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas: Mercado das Letras, 2018. PUENTES, R.V.; LONGAREZI.A.M. (org.); Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Colecão Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino desenvolimental v.3. Uberlandia: EDUFU, 2015. PUENTES, R.V.; LONGAREZI.A.M. (org.); Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Colecão Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino desenvolimental v.1 EDUFU, 2013. SFORNI, M.S.F.; Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da Teoria da Atividade. Curitiba: JM Editora, 2004. SMOLKA, A.L. Vigotski: Imaginação e Criação na Infância. Ensaio Psicológico. Livro para o Professor. São Paulo: Ed. Ática, 2009. TALÍZINA, N.; La teoria de la actividad aplicada a la ensenañza. Traducción directa del Ruso al Castellano: Yulia Solovieva Y Luis Quintanar Rojas. Benemérita Universidad Autònoma de Puebla, 2009. TALÍZINA, N.; Psicología de la ensenañza. Editorial Progreso: Moscú, 1988 VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N.; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12a Edição. São Paulo: Ìcone Editora, 2012 VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo I. Madrid: Visor, 1991 VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001 VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995 VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 2006 VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo V. Madrid: Visor, 1997 VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08 v4.12.13.21