UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 01 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - CAC (12.13.85)
Código: DES960
Nome: TÓPICOS EM DESIGN FIGITAL I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 10
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina introduz os conceitos fundamentais do design figital, uma abordagem que mescla o mundo físico com o digital. Os estudantes irão explorar teorias e práticas que fundamentam a fusão de elementos físicos e digitais, incluindo estudos de caso em áreas como varejo figital, experiências de usuário imersivas e tecnologias de interface. A disciplina também abordará a importância do design inclusivo e acessível nesse contexto.
Referências: 1. Oakley, I., & Lee, D. (2019). "Interaction in 4D Environments." Springer. 2. Farshid, M., Paschen, J., Eriksson, T., & Kietzmann, J. (2018). "Go boldly!: Explore augmented reality (AR), virtual reality (VR), and mixed reality (MR) for business." Business Horizons. 3. Pavliscak, P. (2019). "Emotionally Intelligent Design: Rethinking How We Create Products." O'Reilly Media. 4. Norman, D. A., & Nielsen, J. (2020). "The Definition of User Experience (UX)." Nielsen Norman Group. 5. Hassenzahl, M. (2018). "The Thing and I: Understanding the Relationship between User and Product." Funology 2. Springer.

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