UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1017
Nome: PSICOMETRIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Teoria da medida, teoria clássica dos testes, definição e técnicas de investigação da validade, fidedignidade e padronização de instrumentos de avaliação psicológica.
Referências: Lins, M. R. C. Borsa, J. C. (2017). Avaliação Psicológica: Aspectos Teóricos e Práticos, São Paulo, Editora Vozes. Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (Eds.). (2015). Psicometria. Porto Alegre: Artmed. ARIAS, M. R. M., Lloreda, M. J. H., Lloreda, M. V. H. (2014). Psicometria, Madrid: Editorial Síntesis S.A.. Filho, N. H. (2014). Medida psicológica: o debate entre as perspectivas conceituais representacionista e realista. Avaliação Psicológica, 13(3), 399-408. Damásio, B. F. (2012). Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação Psicológica, 11(2), 213-228. American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education (2014). Standards for Educational and Psychological Testing, Washington, DC: American Educational Research Association. Almiro, Pedro Armelim. (2017). Uma nota sobre a desejabilidade social e o enviesamento de respostas. Avaliação Psicológica, 16(3). https://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.ed Valentini, Felipe. (2017). Influência e controle da aquiescência na análise fatorial. Avaliação Psicológica, 16(2), 120-123. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1602.ed

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