UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1015
Nome: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Disciplina teórico-prática, de conteúdo variável, destinada à discussão de trabalhos representativos do estado-da-arte na área de Psicologia da Educação Matemática.
Referências: Da Rocha Falcão, J. T. (2003). Psicologia da Educação Matemática. Uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica. Fritz, A., Haase, V. G. & Räsänen, P (2019). (Eds.). International Handbook of Mathematical learning difficulties. From the laboratory to the classroom. Switzerland: Springer. Kollosche, D. , Marcone, R., Knigge, M., Penteado, M. G. & Skovsmose, O. (2019). (Eds.). Inclusive mathematics Education. Stafe-of-the-art research from Brazil and Germany. Switzerland: Springer. Martins, E. & Lautert, S. (2016) (Orgs.). Diálogos sobre o ensino, a aprendizagem e a formação de professores: Contribuições da Psicologia da Educação Matemática. Rio de Janeiro: Editora Autografia. Norton, A. & Alibali, M. W. (2019). (Eds.). Constructing number. Merging perspectives from psychology and Mathematics Education. Switzerland: Springer. Nunes, T. (1997). Systems of signs and mathematical reasoning. In T. Nunes & P. Bryant (Org.) Learning and teaching mathematics: an international perspective (p.29-47). London, Psychology Press. Nunes, T. ; Dornelles. B. V. ; Lin, P. & Rathgeb-Schnierer, E. (2016). Teaching and Learning about whole numbers in primary school. Switzerland: Springer Open. Series editor. Pais, L. C. (2001). Didática da matemática. Uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica. Ribeiro, A. J., Healy, L., Borba, R. E. S. R. & Ali Fernandes, S. H. (2018) (Eds.). Mathematics Education in Brazil. Panorama of Current Research. Switzerland: Springer. Vergnaud, G. (1990). La théorie des champs conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques. v. 10, n. 13, 133 -170.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04 v4.12.13.21