UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1014
Nome: PSICOLOGIA COGNITIVA E IMAGINAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diferentes abordagens teórico-metodológicas no estudo da imaginação em Psicologia Cognitiva. A imaginação e sua relação com outros processos psicológicos superiores.
Referências: Anaz, S. A. L., Aguiar, G., Lemos, L., Freire, N., & Costa, E. (2014). Noções do imaginário: perspectivas de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin. Revista Nexi. ISSN 2237-8383, (3). Glăveanu, V. P. (Ed.). (2017). The Palgrave handbook of creativity and culture research. Springer. Glăveanu, V. P., Gillespie, A., & Valsiner, J. (Eds.). (2014). Rethinking creativity: Contributions from social and cultural psychology. Routledge. Magid, R. W., Sheskin, M., & Schulz, L. E. (2015). Imagination and the generation of new ideas. Cognitive Development, 34, 99-110. Sepper, D. L. (2013). Understanding Imagination. Dordrecht: Springer Netherlands. Tateo, L. (2015). Just an illusion? Imagination as higher mental function. Journal of Psychology & Psychotherapy, 5(6), 1. Vigotsky, L. S. (2011). Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática. Wagoner, B., de Luna, I. B., & Awad, S. H. (Eds.). (2017). The psychology of imagination: History, theory and new research horizons. IAP.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02 v4.12.13.21