Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13) |
Código: |
PSI1010 |
Nome: |
MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE BÁSICA DE DADOS |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Componente Flexível: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Definição e classificação das variáveis e dos conceitos de população e amostra. Delineamentos de pesquisas de levantamento, ex-post facto, de coorte e experimentais. Técnicas estatísticas básicas não-paramétricas para descrição e distribuição de dados (medidas de tendência central, tabulação cruzada e qui-quadrado), verificação do grau de associação entre variáveis e de efeitos causados por diferenças entre grupos ou de intervenções intragrupo. |
Referências: |
Levin, J.; Fox, J. A. (2006). Estatística para Ciências Humanas. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall.
Howell, D. C. (2013). Statistical methods for psychology (7th ed.). [Belmont, CA]: Wadsworth Cengage Learning.
FEIJOO, A. M. L. C. (2010). A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 109p. ISBN: 978-85-7982-048-9. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
Dancey, C., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para Psicologia usando o SPSS para Windows (3rd ed.). Porto Alegre: Artmed. |
|