UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1010
Nome: MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE BÁSICA DE DADOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Definição e classificação das variáveis e dos conceitos de população e amostra. Delineamentos de pesquisas de levantamento, ex-post facto, de coorte e experimentais. Técnicas estatísticas básicas não-paramétricas para descrição e distribuição de dados (medidas de tendência central, tabulação cruzada e qui-quadrado), verificação do grau de associação entre variáveis e de efeitos causados por diferenças entre grupos ou de intervenções intragrupo.
Referências: Levin, J.; Fox, J. A. (2006). Estatística para Ciências Humanas. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall. Howell, D. C. (2013). Statistical methods for psychology (7th ed.). [Belmont, CA]: Wadsworth Cengage Learning. FEIJOO, A. M. L. C. (2010). A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 109p. ISBN: 978-85-7982-048-9. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. Dancey, C., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para Psicologia usando o SPSS para Windows (3rd ed.). Porto Alegre: Artmed.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03 v4.12.13.21