UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1007
Nome: FENOMENOLOGIA EM PSICOLOGIA COGNITIVA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos e controvérsias da fenomenologia em Psicologia Cognitiva e seus aspectos históricos. Implicações metodológicas e analíticas para pesquisas em cognição.
Referências: Giorgi, A., Giorgi, B., & Morley, J. (2017). The descriptive phenomenological psychological method. In C. Willig & W. Stainton-Rogers (Eds.), The SAGE Handbook of Qualitative Research in Psychology (pp. 176-192). London, UK: Sage. Heavey, C. L., & Hurlburt, R. T. (2008). The phenomena of inner experience. Consciousness and Cognition, 17, 798-810. Husserl, E. (1973). Cartesian meditations: An introduction to phenomenology (D. Cairns, Trans.). The Hague: Nartinus Nijhofff. Overgaard, M.; Gallagher, S.; & Ramsøy, T. Z. (2008). An Integration of First-Person Methodologies in Cognitive Science. Journal of Consciousness Studies, 15(5), 100-120. Pekala, R. J., & Cardeña, E. (2004). Methodological Issues in the Study of Altered States of Consciousness and Anomalous Experiences. In E. Cardeña, S. J. Lynn, & S. Krippner (Eds.). Varieties of Anomalous Experience: Examining the Scientific Evidence (pp. 47-82). Washington, DC: American Psychological Association. Shanon, B. (2003). Altered States and the Study of Consciousness: the Case of Ayahuasca. Journal of Mind and Behavior, 24, 125-154. Stevens, R. (2000). Phenomenological Approaches to the Study of Conscious Awareness. IN: M. Velmans (Ed.). Investigating Phenomenal Consciousness: New Methodologies and Maps (pp. 99-120). Philadelphia: John Benjamins Publishing Company. Zahavi, D. (2003). Husserl’s Phenomenology. Stanford, California: Stanford University Press.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07 v4.12.13.21