UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1006
Nome: ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Noções sobre articulação textual (coesão e coerência). Análise da estrutura e dos objetivos de diferentes tipos de textos científicos. Estratégias de busca de informação bibliográfica em bases de dados. Normas para elaboração de manuscritos para publicação em periódicos qualificados. O processo de revisão de manuscritos submetidos.
Referências: Allal, L.; Chanquoy, L. & Largy, P. (2004). Revision: cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Press. Eco, U. (2003). Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva. Guilford, W.H. (2001). Teaching peer review and the process of scientific writing. Advances in Psychology of Education, 25 (3), 167-175. Katz, M.J. (2006). From research to manuscript: a guide to scientific writing. Dordrecht: Springer. Peat, J.; Elliott, E.; Baur, L. & Keena, V. (2002). Scientific writing: easy when you know how. London: BMJ Books. Pereira, A. & Poupa, C. (2016). Como escrever uma tese ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Silabo. Publication Manual of the Psychological Association (2013). Washington, DC: APA, 6th edition. Sabadini, A.A.Z.D.; Sampaio, M.I.C. & Koller, S.H. (2009). Publicar em Paicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia. Troia, G. (2014). Evidence-based practices for writing instruction (Document No. IC-5). Retrieved from University of Florida, Collaboration for Effective Educator, Development, Accountability, and Reform Center website: http://ceedar.education.ufl.edu/tools/innovation-configuration/

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10 v4.12.13.16