UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1002
Nome: CONSCIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos históricos, epistemológicos e metodológicos do estudo da consciência e seu estatuto nos sistemas em psicologia. Problema da introspecção. Modelos cognitivos em estudos da consciência. Tipos de pesquisa da consciência.
Referências: Baars, B. J. (1988). A cognitive theory of consciousness. Cambridge: Cambridge University Press. Chalmers, D. J. (1996). The Conscious Mind. New York: Oxford University Press. Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2017). Manual de psicologia cognitiva. 7ª ed. (L. F. M. Dorvillé & S. M. M. Rosa, Trads.). Porto Alegre: Artmed. [Cap.16, “Consciência”, p.683-713] Overgaard, M. (2006). Consciousness studies: The view from psychology. British Journal of Psychology, 97, 425-438. Shanon, B. (2008). The representational and the presentational (Second edition with new postscript). Exeter: Imprint Academic. Velmans, M. (2001). Understanding Consciousness. New York: Routledge.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03 v4.12.13.21