UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1001
Nome: COGNIÇÃO SOCIAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Cognição Social na pesquisa contemporânea, seus modelos teóricos e aspectos metodológicos. Estudo do Self, do Outro, do Mundo Social e das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais do ser humano visto como sistema complexo. Correlatos neurais e processos cognitivos da cognição social.
Referências: Barrett, L. F. Lewis, M., & Haviland-Jones, J. (2018). Handbook of Emotion. 4th Edition. London: The Guilford Press. Baumeister, R. F. & Finkel, E. J. (2010). Advanced social psychology: The state of the science. Oxford, England: Oxford University Press. ISBN 978-0-19-538120-7 Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed. Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. New York: Farrar, Straus and Giroux. Kenrick, D. T., Neuberg, S. L., & Cialdini, R. B. (2014). Social psychology: Goals in interaction (6th ed.). Boston, MA: Allyn & Bacon. Koller, S. H. (2019). Psychology in Brazil: Scientists Making a Difference. New York: Springer. Myers, D. G. (2010). Social Psychology (10th Edition). New York, NY: McGraw-Hill, Roazzi, A. & Sperb, T. (2013). O desenvolvimento de competências sociocognitivas: Novas Perspectivas. São Paulo: Vetor. Roazzi, A., & Nascimento, A. M. (2009). Neurônios espelho e seu impacto sobre a compreensão contemporânea dos fenômenos cognitivos. In M. R. Souza & F. C. S. Lemos (Eds.), Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade (pp. 115-173) São Paulo: Escuta. DOI: 10.13140/RG.2.1.4197.0321 ISBN: 9788571372870 https://bit.ly/2mKkNJJ Roazzi, A., Souza, B. C. & Roazzi, M. M. (2015). Representações sociais e a transmissão intergeracional de status social e educacional. In Gina C. Lemos & Leandro S. Almeida (Eds.), Cognição e Aprendizagem: Promoção do sucesso escolar (Ch. 3, pp. 68-109). Braga: ADIPSIEDUC. DOI: 10.13140/RG.2.1.1491.5601 https://goo.gl/dS7wz2 Roazzi, A., Souza, B. C., & Bilsky, W. (2015). Facet Theory: Searching for Structure in Complex Social, Cultural and Psychological Phenomena. Recife: Editora Universitária da UFPE. DOI: 10.13140/RG.2.1.3267.0801 Link: https://bit.ly/2OgydJX

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