UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1000
Nome: ARGUMENTAÇÃO E COGNIÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Argumentação e suas relações com a construção do conhecimento e com o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo em ambientes educacionais.
Referências: Andrews, R. (2010). Argumentation in Higher Education: Improving Practice Through Theory and Research. London: Routledge. Andriessen, J. & B. Schwarz (2009). Argumentative design. In N. Muller Mirza & A-N. Perret-Clermont (eds.), Argumentation and education: Theoretical foundations and practices (pp. 145-174). New York: Springer. Asterhan, C. & Schwarz, B. 2016. Argumentation for Learning: well-trodden paths and unexplored territories. Educational Psychologist, 51, 1-24. doi:10.1080/00461520.2016.1155458 Billig, M. (1996). Arguing and thinking. 2nd edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press. De Chiaro, S. & Leitão, S. (2005). O Papel do Professor na Construção Discursiva da Argumentação em Sala de Aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, 3: 350-357. Erduran, S. & Jiménez-Aleixandre, M. P. (2007). Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom Research. Dordecht: Springer. Greco, S., Perret-Clermont, A-N. & Mehmet, T. (2017). Do adult-children dialogical interactions leave space for a full development of argumentation? A case study. Journal of argumentation in context, 6: 193–219. Halpern, D. F. (2013). Thought & Knowledge: An Introduction to Critical Thinking. 5th edition. Mahwah: Lawrence Erlbaum. Leitão, S. (2000). The potential of argument in knowledge building. Human Development, 43: 332-360. Leitão, S. (2008). La dimensión epistémica de la argumentación. Em E. Kronmüller & C. Cornejo (eds.), La pregunta por la mente: aproximaciones desde Latinoamamérica. Santiago de Chile: JCSáez Editor. Leitão, S. & Damianovic, M. C. (Eds.). (2011). Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas, São Paulo: Pontes. Muller-Mirza, N. & Perret-Clermont, A.-N. (Eds.). (2009). Argumentation and education: theoretical foundations and practices. New York: Springer. Mouraza, A., Leite, C., Trindade, R., Ferreira, J. M. M., Faustino, A. M. & Villate, J. (2014). Argumentative skills in higher education: a comparative approach. Journal of Education & Human Development, 3: 01-154. Pontecorvo, C., Ajello, A. M. & Zucchermaglio, C. (2005). Discutindo se aprende – interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed. Schwarz, B. B. & Baker, M. J. (2017). Dialogue, argumentation and education: History, theory and practice. New York, NY: Cambridge University Press. Van Eemeren, F. H., Grootendorst, R., Henkemans, F. S., Blair, J. A., Johnson, R. H., Krabbe, E. C. W., Plantin, C., Walton, D. N., Willard, C. A., Woods, J. & Zarefsky, D. (2013). Fundamentals of argumentation theory: A handbook of historical backgrounds and contemporary developments. 3rd edition. Mahwah, NJ: Erlbaum. *Bibliografia básica. Itens poderão ser acrescidos/substituídos em função de interesses específicos da turma

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03 v4.12.13.17