UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI998
Nome: ABORDAGENS TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Teorias atuais sobre aprendizagem humana. Bases epistemológicas e relação entre aprendizagem e desenvolvimento.
Referências: Carrara, K. (Org.) (2004). Introdução a psicologia da educação. São Paulo: Avercamp. La Taille, Y. , Oliveira, M. K. e Dantas, H. (Orgs.) (1992). Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. Moreira, M.A. (1999). As teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U. Oliveira, M. K., Rego, T. C. (2010).Contribuições da perspectiva histórico-cultural de Luria para a pesquisa contemporânea. Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 36, n. Esp., 107-121. Paiva, V. M. de O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista 26 (3), 353-370, 2010. Palangana, I. C. (2015). Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. São Paulo: Summus Editorial. Rogoff, B. (1999) Introduction: Thinking and learning in social context. In: Rogoff, B. & Lave, J. Everyday cognition: its development in social context. Cambridge: Harvard University Press. Rogoff, B.; Matusov, E. & White, C. (2000). Modelos de ensino e aprendizagem: A participação em uma comunidade de aprendizes. In Olson, D.R.; Torrance, N. & AL. (2000). Educação e Desenvolvimento Humano. Novos Modelos de aprendizagem, ensino e escolarização (pp.322-344). Artmed: Porto Alegre. Vergnaud, G. (2017). Piaget e Vygotski em Gérard Vergnaud- Teoria dos Campos Conceituais TCC. Geempa: Porto Alegre. Vygotsky, L., Luria, A.R. & Leontiev, A.N. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08 v4.12.13.20