UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1035
Nome: MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE AVANÇADA DE DADOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Pesquisa com delineamentos metodológicos complexos, que envolvam controle de variáveis intervenientes. Técnicas estatísticas multivariadas de análise de dados quantitativas, de predição de critérios e de verificação de efeitos causados por diferenças entre grupos ou intervenções intragrupo.
Referências: Howell, D. C. (2013). Statistical methods for psychology (7th ed.). [Belmont, CA]: Wadsworth Cengage Learning. Hair, J., Black, W., Babin, B., Anderson, R., & Tatham, R. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Porto Alegre: Bookman. Tabachnick, B., & Fidell, L. (2013). Using multivariate statistics (6th ed.). Boston: Pearson. Kline, R. (2016). Principles and practice of structural equation modeling (4th ed.). New York: The Guilford Press. Darlington, R., & Hayes, A. (2017). Regression analysis and linear models. New York: The Guilford Press. Hout, M., Papesh, M., & Goldinger, S. (2013). Multidimensional scaling. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 4(1), 93-103. doi: 10.1002/wcs.1203 Schmittmann, V., Cramer, A., Waldorp, L., Epskamp, S., Kievit, R., & Borsboom, D. (2013). Deconstructing the construct: A network perspective on psychological phenomena. New Ideas In Psychology, 31(1), 43-53. doi: 10.1016/j.newideapsych.2011.02.007

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06 v4.12.13.20