UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI1034
Nome: MÉTODOS QUALITATIVOS E ANÁLISE AVANÇADA DE DADOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Perspectivas e técnicas avançadas de análise do discurso e análise do conteúdo aplicadas a psicologia cognitiva. Contrastes teórico-metodológicos e implicações práticas para a aplicação.
Referências: Antaki, C., Michael Billig, M., Edwards, D. & Potter, J. (2003). El Análisis del discurso implica analizar: Crítica de seis atajos analíticos. Athenea Digital, 3, 14-35. Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. Bakhtin, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Ed. Hucitec, 1979. Gonçalves, A. T. P. (2016). Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. Administração: Ensino e Pesquisa, 17, 275–300. Ferreira, M. C. L. (2001). Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: UFRGS. Instituto de Letras. Lima, M. E. A. T. (2003). Análise do discurso e/ou análise de conteúdo. Psicologia em Revista, 9, 76-88. http://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/issue/view/65 Maingueneau, D. (1993). Novas Tendências em análise do discurso. São Paulo: Contexto. Orlandi, E. P. (2010). Análise de discurso. Em E. P. Orlandi & S. Lagazzi-Rodrigues (orgs.). Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade (pp. 13-31). Pontes: Campinas. Orlandi, E. & Lagazzi-Rodrigues, S. (Orgs.) (2010). Introdução às ciências da linguagem – Discurso e textualidade. Campinas: Pontes. Spink, M. J. (Org.). (1999). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano – aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez. Suciu, L. (April 3rd 2019). Introductory Chapter: Discourse and Discourse Analysis. A Retrospective Approach, Advances in Discourse Analysis. IntechOpen, DOI: 10.5772/intechopen.82823. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/advances-in-discourse-analysis/introductory-chapter-discourse-and-discourse-analysis-a-retrospective-approach *Bibliografia básica. Itens poderão ser acrescidos/substituídos em função de interesses da turma.

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