UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI992
Nome: TEORIAS CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS EM PSICOLOGIA COGNITIVA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos epistemológicos e teórico-metodológicos de modelos teóricos clássicos e contemporâneos na pesquisa em cognição. Paradigmas: cognitivo, sócio histórico e processamento de informação.
Referências: Baum, W. M. (2006). Compreender o behaviorismo. Comportamento, cultura e evolução. Artmed: Porto Alegre Bruner, J. (1997). Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas. Damásio, A. (1996). O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras. Mayer, R. E. (1981). Cognição e aprendizagem humana. Editora Cultriz: São Paulo Meira, L. & Spinillo, A. G. (2006). Psicologia Cognitiva. Cultura, desenvolvimento e aprendizagem. Recife: Editora universitária da UFPE. Piaget, J. (1994). Seis estudos de psicologia. (Trad. Maria Alice M. D’Amorim e Paulo S. L. Silva). 20ª.Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Salovey, P. & Shuter, D. (1997). Emotional Intelligence and emotional development: education implications. New York: Basic Books. Tateo, L. (2015). Just a illusion? Imagination as higher mental function. Journal of Psychology and Psychoterapy. v.5, n.6. Valsiner, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. (Trad. Ana Cecília de S. Bastos). Porto Alegre: Artmed. Vygotsky, L.S. (1989). A formação social da mente. (Trad. José Cipolla Neto, Luis S. Menna Barreto e Solange C. Afeche). 3.ed. São Paulo: Martins Fontes. Wallon, H. (2007). A criança turbulenta: estudo sobre os retardamentos e anomalias do desenvolvimento motor e mental. (Trad. Gentil A. Titton). São Paulo: Vozes

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04 v4.12.13.21