UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI972
Nome: PROCESSOS COGNITIVOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As diferentes abordagens teórico-metodológicas dos processos cognitivos no estudo da percepção, memória, atenção, funções executivas, consciência, inteligência, pensamento, linguagem. Relações dos processos cognitivos com outras dimensões do psiquismo humano e seus impactos na vida cotidiana.
Referências: Butterworth, G. & Bryant, P. (1990). Causes of cognitive development. Hillsdale, NJ: Lawrwncw Erlbam Associates. Carretero, M. & Castorina, J. A. (2014). Desenvolvimento cognitivo e educação: processos do conhecimento e conteúdos específicos. Porto Alegre: Penso Garton, A. (2004). Exploring cognitive development. Oxford: Blackwell Publishing. Izquierdo, I. (2002) Memória. São Paulo: Artmed. Moreira, A. M. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. Nébias, C. (1999). Formação dos conceitos científicos e práticas pedagógicas. Interface, Comunicação, Saúde, 1 (1), 133-140. Oliveira, M.B. de & Oliveira, M.K. (1999). Investigações cognitivas. Porto Alegre: Artmed. Primi, R. (2003) Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. Avaliação Psicológica, 2 (1), 67-77. Sternberg, R. (2010). Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning. Velmans, M. (2009). How to define consciousness and how not to define consciousness. Journal of Consciousness Studies, 16 (5), 139-156. Vygotsky, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03 v4.12.13.20