UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI991
Nome: METODOLOGIA EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O objeto de estudo da Psicologia Cognitiva. O problema de pesquisa. Relações entre quadro teórico, problema, planejamento da pesquisa e modos de análise e apresentação de dados. Processo de abstração a partir do dado empírico. Unidade de análise. Processos de generalização e validação na pesquisa idiográfica e nomotética.
Referências: Cozby, P. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas. Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa - métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Bookman/Artmed. Duarte, T. (2009). A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). CIES e-Working paper no. 60. Lisboa. Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP60_Duarte_003.pdf Goodwin, C. James. (2010). Research in psychology methods and design. New Jersey: Wiley. Sandia L. (2003). Las perspectivas nomotética e ideográfica en el trato a la realidad estudiada por las Ciencias Sociales. Orientación y Consulta, 9, 46–55. Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B. & Zechmeister, J. S. (2012). Metodologia de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: AMGH. Salvatore, S. & Valsiner, J. (2008). Idiographic science on its way: towards making sense of psychology. Em S. Salvatore, J. Valsiner, S. Strout-Yagodzynski & J. Clegg (eds.), Yearbook of idiographic science, vol. 1/2008 (pp. 9-19). Firera & Liuzzo Publishing. Souza, M. L., & Gomes, W. B. (2003). Evidência e interpretação em pesquisa: As relações entre qualidades e quantidades. Psicologia em Estudo, 8, 83-92. Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva (cap. 1). Porto Alegre: Artes Médicas. *Bibliografia básica. Itens poderão ser acrescidos/substituídos em função de interesses específicos da turma.

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