UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH (11.51.13)
Código: PSI989
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Relação entre teorias da Psicologia Cognitiva e o uso de instrumentos e técnicas didático-pedagógicas e avaliativas com foco na prática docente no Ensino Superior.
Referências: Chevallard, Y. (2013). Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.3 n.2 mai/ago Medeiros, A.A. Influência da interação social nas construções cognitivas e aquisições escolares. Forum educ., Rio de Janeiro, 14(1 ), 87-96, dez.1989/fev.1990. Meira, L. e Pinheiro, M. (2012). Inovação na escola. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, SBGAMES, Brasília-DF. Moreira, M.A. (1999). A teoria de ensino de Bruner. In: Moreira, M.A. As teorias de aprendizagem (pp.81-94). São Paulo: E.P.U Pacheco K.M.B. & Alves V.L.R.. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. ACTA FISIATR 2007; 14(4): 242 – 248. Pastré, P. A análise do trabalho em didática profissional. Revista Brasileira Estudos pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 624-637, set./dez. 2017. Rogoff, B.; Matusov, E. & White, C. (2000). Modelos de ensino e aprendizagem: A participação em uma comunidade de aprendizes. In: Olson, D.R. & Torrance, N. (Eds.). Educação e Desenvolvimento Humano. Novos Modelos de aprendizagem, ensino e escolarização. Artmed: Porto Alegre, 322-344. Teixeira, P. J.M. & Passos, C.M. (2013). Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké – FE/Unicamp – v. 21, n. 39 – jan/jun Sassaki, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009,p. 10-16. Vergnaud, G. (2017). A didática é uma provocação. Piaget e Vygotski em Gérard Vergnaud- Teoria dos Campos Conceituais TCC. Geempa: Porto Alegre

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