UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA - CE (11.45.08)
Código: EMT900
Nome: COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Teorias psicológicas da aprendizagem, seus fundamentos epistemológicos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem: filiações, oposições, convergências e consequências na prática pedagógica.
Referências: POZO, J.I. " A teoria da equilibração de Piaget". In Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. (pp.177-191)10. PIAGET, J. Formação do Símbolo na Criança. Zahar, 1978 VERGNAUD, G. Lê role de l enseignant à la lumière des concepts de shème e de champ conceptuel. In Vingt ans de didactique des mathématiques en France. Paris, La Pensée Sauvage éditions, 1994.11. VERGNAUD, G. The nature of Mathematical Concepts. In: NUNES & BRYANT (orgs). Learning and teaching mathematics. United Kingdom: Psychology Press, 1997.12. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. MAYES, T.; FREITAS, S. Review of e-learning theories, frameworks and models. London: Joint Information Systems Committee, 2004. MACHADO, C.; FARIAS, M.A. (2012). Das teorias pré-tecnológicas às abordagens colaborativas. II Congresso Internacional TIC e Educação, Portugal, 2012. 01. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo Mínimo Múltiplo Comum: alguns exemplos de situações didáticas em matemática. Mimeo, Recife, UFPE, 2001. 02. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem em matemática. In Educação Matemática em Revista, N°12. São Paulo, SBEM, 2002. 04. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Um exemplo de situação problema: o problema do bilhar. In Revista do Professor de Matemática. No 50. São Paulo, SBEM, 2002. 03. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo O professor e o tempo. In Revista Tópicos Educacionais, V. 15, N°1/2. Recife, Ed. Universitária, 1997. 04. HENRY, Michel. O Contrato Didático. In Didactique des Mathématiques: une présentation de la didactique en vue de la formation des enseignants. Besançon, IREM, 1991. 05. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo; ARAÚJO, Abraão J. & SILVA, Niedja Kátia B.N. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In CARVALHO, Maria Helena C. Avaliar com os pés no chão da escola. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2000.

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