Referências: |
POZO, J.I. " A teoria da equilibração de Piaget". In Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. (pp.177-191)10.
PIAGET, J. Formação do Símbolo na Criança. Zahar, 1978
VERGNAUD, G. Lê role de l enseignant à la lumière des concepts de shème e de champ conceptuel. In Vingt ans de didactique des mathématiques en France. Paris, La Pensée Sauvage éditions, 1994.11.
VERGNAUD, G. The nature of Mathematical Concepts. In: NUNES & BRYANT (orgs). Learning and teaching mathematics. United Kingdom: Psychology Press, 1997.12.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. MAYES, T.; FREITAS, S. Review of e-learning theories, frameworks and models. London: Joint Information Systems Committee, 2004.
MACHADO, C.; FARIAS, M.A. (2012). Das teorias pré-tecnológicas às abordagens colaborativas. II Congresso Internacional TIC e Educação, Portugal, 2012.
01. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo Mínimo Múltiplo Comum: alguns exemplos de situações didáticas em matemática. Mimeo, Recife, UFPE, 2001. 02. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem em matemática. In Educação Matemática em Revista, N°12. São Paulo, SBEM, 2002. 04. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Um exemplo de situação problema: o problema do bilhar. In Revista do Professor de Matemática. No 50. São Paulo, SBEM, 2002. 03. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo O professor e o tempo. In Revista Tópicos Educacionais, V. 15, N°1/2. Recife, Ed. Universitária, 1997. 04. HENRY, Michel. O Contrato Didático. In Didactique des Mathématiques: une présentation de la didactique en vue de la formation des enseignants. Besançon, IREM, 1991. 05. CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo; ARAÚJO, Abraão J. & SILVA, Niedja Kátia B.N. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In CARVALHO, Maria Helena C. Avaliar com os pés no chão da escola. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2000.
|