UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA - CE (11.45.08)
Código: EMT915
Nome: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo da aprendizagem, desenvolvimento e uso dos conhecimentos matemáticos a partir de teorias psicológicas. Análise dos processos escolares do ensino da matemática a partir de estudos na área da Educação Matemática,da Psicologia e da Educação.
Referências: ABREU, G. 2002. Mathematics learning in out-of-school contexts: A cultural Psychology Perspective. Handbook of International Research in Mathematics Education. Ed. L. English, 323-53. London: Lawrence Erlbaum Associates.BOERO, P., and A. GUTIÉRREZ, org. 2006. Handbook of research on the Psychology of Mathematics Education: Past, Present and Future. Rotterdam: Sense.BRITO, M. R. Psicologia da educaçao matematica: teoria e pesquisa. São Paulo: insular, 2001. EVANS, J. 2000a. Adult's mathematical thinking and emotions: A study of numerate practices. New York: RoutledgeFalmer.FALCAO, J. T. DA ROCHA. Psicologia da educaçao matemáica uma introduçao. Belo horizonte: Autêntica, 2003LERMAN, S. 1997. The psychology of mathematics teachers' learning: in search of theory. Proceedings of the 21th Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, vol. 3, pp.200-207Lahti, Finland.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07 v4.12.13.21