UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA - CE (11.45.08)
Código: EMT944
Nome: CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Teorias da cultura e cultura digital, histórico e princípios da educação tecnológica, a perspectiva tecnicista do uso das tecnologias na educação, tecnologias digitais e construcionismo: a proposta de Papert, hipertexto e inteligência coletiva, inclusão digital, educomunicação, letramento digital e apropriação tecnológica, redes digitais e colaboração em rede, conectivismo, cultura e movimento Maker e narrativas digitais e transmidiáticas.
Referências: BUZATO, Marcelo. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. In: RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 783-809, 2012. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede, São Paulo: Paz e Terra, 2003. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010. BLIKSTEIN, Paulo. Viagens em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 837-856, jul./set. 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n3/1517-9702- ep-42-3-0837.pdf>, acesso realizado em junho de 2018. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2013. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13a. Edição. PAPERT, Seymour.A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Alegre: Artmed, 2008. SILVEIRA, Sérgio Amadeu (organizador). Cidadania e redes digitais = Citizenship and digital networks. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil : Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. SIEMENS, George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. Disponível em http://elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Acesso realizado em novembro de 2017. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, dec. 2000. ISSN 2316-9125. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934>. Acesso realizado em maio de 2018. Warschauer, Mark. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 214 p.

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