Ementa/Descrição: |
Teorias da cultura e cultura digital, histórico e princípios da educação tecnológica, a perspectiva tecnicista do uso das tecnologias na educação, tecnologias digitais e construcionismo: a proposta de Papert, hipertexto e inteligência coletiva, inclusão digital, educomunicação, letramento digital e apropriação tecnológica, redes digitais e colaboração em rede, conectivismo, cultura e movimento Maker e narrativas digitais e transmidiáticas. |
Referências: |
BUZATO, Marcelo. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. In: RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 783-809, 2012.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede, São Paulo: Paz e Terra, 2003.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
BLIKSTEIN, Paulo. Viagens em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 837-856, jul./set. 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n3/1517-9702- ep-42-3-0837.pdf>, acesso realizado em junho de 2018.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2013.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13a. Edição.
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SIEMENS, George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age.
Disponível em http://elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Acesso realizado em novembro de 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, dec. 2000. ISSN 2316-9125. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934>.
Acesso realizado em maio de 2018.
Warschauer, Mark. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em
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