UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - CCSA (11.34.23)
Código: PGA1025
Nome: CULTURA E MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A Sociologia da cultura na contemporaneidade: uma visão crítica. A perspectiva crítica da cultura e a ressignificação teórica da cultura em meio às mudanças organizacionais. Economia da cultura. Os Estudos Culturais no âmbito das novas tecnologias de gestão com foco nas indústrias criativas. O fenômeno do multiculturalismo no extrato da economia imaterial. Transformações dos empreendimentos, cidadania, territórios, distritos e sustentabilidade na era da pós-pandemia. Circuito da Cultura: a produção, o consumo, a identidade, a representação e a regulação em sistemas produtivos da economia criativa. A cultura dos relacionamentos organizacionais pós-pandêmicos.
Referências: ALVESSON, Mats; SVENINGSSON, Stefan. Changing organizational culture: Cultural change work in progress. Routledge, 2015. BARBERO, Jesus Martin. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2.ed. UFRJ, Rio de Janeiro, 2003. BERNARD, Françoise. Pratiques et territoires de l’écoresponsabilité: des questions de gouvernance, de culture, de société et de recherche. Le cas de la Méditerranée: matérialiser, symboliser, agir. Communication et Organisation, n. 50, p. 45-60, 2016. BOSI, Alfredo; CAPINHA, Graça. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das letras, 1992. CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed.São Paulo:Editora da USP, 2003. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. COLWILL, Deborah A. Conflict, Power, and Organizational Change. Routledge, 2021. CUMMINGS, Thomas G.; WORLEY, Christopher G. Organization development and change. Cengage learning, 2014. DU GAY, Paul et al. Doing cultural studies: The story of the Sony Walkman. Sage, 2013. EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. São Paulo, Unesp, 2005. GRISHAKOVA, Marina et al. Chronotopic imaginaries: A narrative approach to the letters from the post-pandemic future. Futures, v. 142, p. 102997, 2022. HALL, Stuart. “The work of representation”. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997. HALL, Stuart; SOVIC, Liv. (org.). Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Minas Gerais: UFMG, 2003. HARDT, M; NEGRI, A. Constituição política do presente. In: HARDT, M; NEGRI. Império. Rio de Janeiro: Record.. p. 18-85, 2001. JOHNSON, R. O que é, afinal, Estudos Culturais? In: SILVA, T. T. (org. e trad.) O que é, afinal, Estudos Culturais? 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 07- 131. MATTERLAT, A.; NEVEU, É. Introdução aos Estudos Culturais. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. McROBBIE, A. Pós-Marxismo e Estudos Culturais. In: SILVA, Thomaz Tadeu (org.) Alienígenas em Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002. MILLER, Daniel. ‘Consumption and its Consequences’ in Mackay, Hugh (ed.) Consumption and Everyday Life. London: Sage, p. 1-50, 1997. MITCHELL, Alanah. Collaboration technology affordances from virtual collaboration in the time of COVID-19 and post-pandemic strategies. Information Technology & People, 2021. NELSON, C.; TREICHLER, P. A.; GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Thomaz Tadeu (org.) Alienígenas em Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002. NEGUS, K.. The Production of Culture, in P. Du Gay (ed.) Production of Culture/Cultures of Production. Milton Keynes/London: Open University/Sage.p.67-102, 1997. ÖZORAN, Beris ARTAN. Postmodern Culture and Public Relations: An Analysis through Campaigns. Anadolu Üniversitesi Sosyal Bilimler Dergisi, v. 21, n. 4, p. 1051-1070, 2021. REGIS, Lourenço. BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Revista Ambivalências, v. 3, n. 5, p. 290-295, 2015. RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Companhia das Letras, 1995. SANTOS, B. S. Entre Próspero e Caliban: Colonialismo, pós-colonialismo e interidentidade. In: HOLANDA, H. B. (org.) Cultura e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. THOMPSON, Kenneth. ‘‘Regulation, De-Regulation and Re-Regulation,’’ In K. Thompson (ed.). Media and Cultural Regulation. pp. 9– 68. Londres: Sage, 1997. WILLIAMS, Raymond. Culture and Society 1780-1950. Nova York: Columbia, 1983. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade & Diferença. Petrópolis: Vozes, 2000. YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11 v4.12.13.21