UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - CCSA (11.34.23)
Código: PGA1021
Nome: CIÊNCIA E CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A compreensão do pensar e do fazer em Administração. Crítica à ciência moderna. Um discurso sobre as ciências moderna e pós-moderna. Epistemologias do Sul.
Referências: AGASSI, Joseph. Popper and His Popular Critics: Thomas Kuhn, Paul Feyerabend and Imre Lakatos. Alemanha: Springer International Publishing, 2014. CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? São Paulo, Brasiliense, 1993. MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. A virada pós-colonial: experiências, trauma e sensibilidades transfronteiriças, Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 123 | 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/11077?lang=pt BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Edipucrs, 2002. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/digitalizacao/colecaofilosofia/crisedahumanidade .pdf KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 7.a ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/200850/mod_resource/content/1/T homas%20Kuhn%20- %20A%20Estrutura%20das%20Revolu%C3%A7%C3%B5es%20Cient%C3%ADficas .pdf SANTOS, Boaventura de Sousa. Na Oficina do Sociólogo Artesão. Aulas 2011- 2016. São Paulo: Editora Cortez, 2018. LANDER, Edgardo et al. (Ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales= Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: A ciência, a sociedade e a cultura emergente. 9ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1993. DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 3ed. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dóris. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999. ________________. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006. SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, outubro/2002: 237-280. Disponível em http://rccs.revues.org/1285 . SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia dos saberes in: SANTOS, Boaventura S. e MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. 2ed. Coimbra: Almedina, 2010. Disponível em http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/147_Para%20alem%20do%20pens amento%20abissal_RCCS78.pdf

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