UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 07 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA - CE (11.45.08)
Código: EMT918
Nome: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A partir de uma análise das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, a disciplina explora a inserção da tecnologia no âmbito educacional, no contexto da cibercultura e de novas configurações dos espaços de aprendizagem e suas repercussões para o trabalho docente.
Referências: ARAÚJO, José Carlos Souza. Entre o quadro negro e a lousa virtual: permanências e expectativas. In: Anais da 29a Reunião Anual da Anped, 15 a 18 de outubro de 2006. GARCIA, Ramón Ignacio Correa. Aulas inteligentes y otras prótesis tecnológicas (reflexiones sobre una reflexión). Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, n.30, jul. 2007, pp.85-94. LEMOS, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. QUINTANILLA, Miguel Angel. Técnica y cultura. Teorema, v. XVII, n. 3, p. 49-69, 1998. REIS, Verusca Moss Simões. O retorno ao ethos mertoniano na ciência pós- acadêmica de John Michael Ziman. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n1., p. 194-210, 2011. SELWYN, N. Dez sugestões para melhorar a investigação académica em educação e tecnologia. Educação, Formação & Tecnologias [online], n. 9, dez. 2016. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/581/245>. Acesso em: 06 Out. 2018 SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 37, dezembro de 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view File/4802/3606>. TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. A construção de uma teoria tecnológica. In: . O conteúdo social da tecnologia. Brasília: Embrapa, 2008. VACAREZZA: Ciência, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en America Latina. In: Revist@ do Observatório do Movimento pela Tecnologia Social da América Latina, v. 1, n1., 2011.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08 v4.15.0.20