UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - CCSA (11.34.23)
Código: PGA1059
Nome: CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO CRIATIVA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Economia Criativa. Cultura Organizacional e Criatividade. Organizações Criativas. Gestão da Criatividade.
Referências: Básicas Amabile, T. M., & Pratt, M. G. (2016). The dynamic componential model of creativity and innovation in organizations: Making progress, making meaning. Research in Organizational Behavior, 36, 157–183. https://doi.org/10.1016/j.riob.2016.10.001 Bérubé, J. & Demers, C. (2019). Creative organizations: when management fosters creative work. Creative Industries Journal, 12(3), 314-340.DOI: 10.1080/17510694.2019.1621619 Caniëls, M. C.J.; Stobbeleir, K. de; Clippeleer, I. de (2014). The Antecedents of Creativity Revisited: A Process Perspective. Creativity & Innovation Management, 23(2), 96-110. DOI: 10.1111/caim.12051 Erez, M., & Nour, R. (2010). Creativity: the influence of cultural, social, and work contexts. Management and Organization Review, 6(3), 351-370. Fetrati, M. A., Hansen, D., & Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research. Technovation, 115, 102473. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2022.102473 Flocco, N., Canterino, F., & Cagliano, R. (2022). To control or not to control: How to organize employee-driven innovation. Creativity and Innovation Management, 31(3), 396–409. https://doi.org/10.1111/caim.12500 Kim, S. K., Shin, S. J., Shin, J. & Miller, D. R. (2018). Social networks and individual creativity: The role of individual differences. J Creat Behav, 52: 285-296. https://doi.org/10.1002/jocb.153 Isaksen, S. G. (2018) Leadership s role in Creative climate creation. In: Mumford, M. D.; Hemlin, S. (Eds) Handbook on leadership and creativity. Northampton: Elgar, pp. 131-158. Manca, C. (2022). Tensions as a framework for managing work in collaborative workplaces: A review of the empirical studies. International Journal of Management Reviews, 24: 333– 351. https://doi.org/10.1111/ijmr.12280 Mietzner, D.; & Kamprath, M. (2013). A competence portfolio for professionals in the creative industries. Creativity and Innovation Management. 22(3), 280- 294. Muzzio, H. (2017). Indivíduo, liderança e cultura: evidências de uma gestão da criatividade. RAC 21(1), art 6. Muzzio, H.; Paiva Jr. (2018). Management of Organizational Creativity: A Theoretical Concept. RAC 22(6), art.6. Sonenshein, S., 2014: How organizations foster the creative use of resources. Academy of Management Journal, 57(3), 814– 848. https://doi.org/10.5465/amj.2012.0048 Complementares Newbigin, J. (2010). A Economia Criativa: Um Guia Introdutório. London: British Council.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09 v4.12.13.18