UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 07 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA - CE (11.45.08)
Código: EMT903
Nome: AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO CIENTÍFICO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise a priori de alguns softwares educativos. Evolução histórica da informática educativa. Tipologia de softwares educativos, modelo pedagógico dos autores. Computador, conteúdo e interação: transposição informática e adequação, critérios de análise de interface e instrumentos, padrões. Grade de avaliação. Problemática da integração: elaboração de situações de uso da tecnologia, papel do professor. Estudo de casos. Avaliação.
Referências: CAMPOS, G.H.B. de & ROCHA, A.R. (1993). Avaliação da qualidade de Software Educacional. Em Aberto, 12 (57). GLADCHEFF, A. P., ZUFFI, E.M. & SILVA, M.da (2001) Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental, Anais do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2001. HINOSTROZA, J.E. & MELLAR, H. (2001), Pedagogy embedded in educational software design: report of a case study, Computers & Education 37 (2001) 27?40. PAPERT, S., Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas, Nova York: Basic Books inc. 1980. SANCHO J., Para uma tecnologia educacional, Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01 v4.15.0.20