Ementa/Descrição: |
Definições e modelos de EAD nos contextos histórico e legal. Estudo das diversas mídias e meios usados em EAD. Conceituação de interação e interatividade em EAD e formas como estes conceitos aparecem nas relações de ensino e aprendizagem entre os sujeitos dos cursos à distância. Caracterização dos modelos de EAD, através de seus princípios, especificidades, formatos, mídias usadas, tipo de acompanhamento e avaliação, papéis assumidos por professores, tutores, produtores de material, gestores e alunos. |
Referências: |
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MORAN, José Manuel; MAETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. PADILHA, M. A. S.; CAVALCANTE, P. S. O Fazer Pedagógico em Ambientes Virtuais de Estudo ? contribuições para educação a distância In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Computação. V Workshop em Informática na Escola, 2000, Curitiba, PR. PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; CAVALCANTE, Patrícia Smith. Estratégias e orientação de pesquisa escolar na Web: contribuições para a construção de uma metodologia de ensino e de aprendizagem. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Computação, IX Workshop de Informática na Escola, 2004, Salvador, BA. SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. ______. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. VALENTE, J.A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. VIEIRA, A.T.; ALMEIDA, M. E. B.de; ALONSO, M. (Orgs.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp |