Implementação de Pipeline de Engenharia de Integração e Entrega Contínua no IFAC
Integração Contínua; Entrega Contínua; Time to Market; Órgão Público; Economicidade.
Contexto: Nas instituições públicas federais de educação, a cada ano a população estudantil cresce, juntamente com o número de funcionários, gerando a necessidade de novos recursos tecnológicos, por exemplo, sistemas de informação mais eficientes e com maior qualidade. Devido as equipes de desenvolvimento serem pequenas, com pouca maturidade em processos, ocorrem atrasos para o atendimento às demandas, além do processo de build e entrega do produto de software ser custoso e não repetível, ocasionado pelo excesso de erros, demora para fazer a entrega e a implantação, acarretando em correções frequentes, fazendo com que a entrega demore horas ou dias sem garantia da qualidade do produto, pois um alto número de erros que são reportados tardiamente, gerando atrasos e consequentemente a perca dos prazos.
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a adoção da integração e entrega contínua quanto ao ciclo de entrega do desenvolvimento de software no Instituto Federal do Acre (IFAC), de forma a verificar o impacto dessa adoção no processo de entrega e qualidade do produto.
Metodologia: Para a realização desse estudo, foi executada uma revisão sistemática da literatura (RSL) que analisou 54 estudos publicados entre 2016 e 2019, para coletar evidências sobre desafios enfrentados, melhores práticas e ferramentas utilizadas na adoção e uso de integração e entrega contínua. Durante a revisão sistemática, foram encontrados 32 desafios, 20 melhores práticas e 63 ferramentas. A partir das evidências coletadas, foi construída uma proposta de abordagem baseada em evidências para o processo de adoção e gestão de riscos de um pipeline de integração e entrega contínua, através da relação e combinação de desafios e soluções (melhores práticas e ferramentas). Como validação da abordagem, ela foi aplicada em um projeto piloto do IFAC, sendo avaliada quanto a viabilidade, através do GQM, após a adoção, utilizando o método de comparação do projeto irmão.
Resultados e Conclusões: As principais contribuições deste trabalho foram: (1) a criação de um corpo de conhecimento, a partir das evidências coletadas como resultado da revisão sistemática, que funciona como um framework para compor o pipeline concreto e efetivo a ser implementado; (2) um processo de adoção de pipeline; e (3) uma abordagem para o gerenciamento de risco utilizando o corpo de conhecimento. Por fim, este trabalho também contribui apresentando estratégias mínimas para adotar o pipeline de integração e entrega contínua, através do relato de experiência da adoção e uso dessas práticas em um projeto piloto do IFAC.