EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, PROTAGONISMO JUVENIL E A CIDADANIA ATIVA: O papel social da escola pública, desafios e possibilidades
Protagonismo Juvenil. Educação em Direitos Humanos. Cidadania. Grêmio Estudantil.
A construção da cidadania não representa apenas uma aspiração humana, mas uma luta pela existência digna e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades e mazelas sociais que tanto debilitam e fragilizam a sociedade. Encontrar um caminho que desconstrua o axioma global sustentado por um modelo social à base de um capitalismo exploratório, exacerbando o sucesso a todo custo, conduz o ser humano a uma existência isolada e inconsciente, curvando-se, por vezes, aos projetos que legitimam as desigualdades e injustiças. Por conseguinte, o presente trabalho tem por objeto de estudo analisar construção da formação cidadã no ambiente escolar, visto que, a educação tem um importante papel na formação de princípios e valores através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, uma vez que a escola adote esta perspectiva priorizando uma gestão democrática e participativa, esses aspectos contemplados no projeto escolar poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania ativa e direciona à uma educação em direitos humanos. Desta forma, a presente pesquisa busca verificar a participação do estudante na escola constituindo um processo de construção da cidadania ativa, proporcionado pelo protagonismo juvenil constituído junto ao grêmio estudantil estimulando a prática cidadã no ambiente escolar, diante do exposto, constitui-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do protagonismo juvenil estruturado no Grêmio Estudantil em relação à implementação de novas práticas pedagógicas para a construção da cidadania no contexto escolar, na perspectiva de uma Educação em Direitos Humanos? O corpus da pesquisa foi trabalhado no primeiro momento com estudos sobre a construção da escola democrática, movimentos estudantis, protagonismo juvenil e grêmio estudantil, entre outros. Como referencial teórico temos como autores fundamentais Freire (1996; 1987); Costa (2000); Silva (2006; 2012; 2013; 2015) Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico o estudo assume uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, posteriormente, faremos entrevistas nas escolas e a análise dos resultados obtidos, a entrevista será semiestruturada com os sujeitos da pesquisa, observação participante e os dados serão submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). No momento nos encontramos na fase pesquisa bibliográfica, traremos resultados após o final da pesquisa.