O QUE SE CALA: OS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DO PENSAMENTO DE LÉLIA GONZALEZ
Lélia Gonzalez; Direitos Humanos; Democracia Racial; Decolonial; Amefricanidade.
Lélia Gonzalez (1935-1994) foi uma intelectual negra brasileira, que teve um papel
fundamental na construção do Movimento Negro Unificado e do feminismo negro
atual. O seu pensamento está pautado no desenvolvimento sócio-político-cultural da
sociedade brasileira, tendo como foco principal de debate a formação, os resultados
e os mecanismos de interferência social das relações raciais brasileiras. Assim, o
que se busca analisar aqui é a contribuição de Lélia Gonzalez para a teoria dos
Direitos Humanos, através do delineamento da concepção da autora de Direitos
Humanos, bem como fazer uma contraposição do pensamento da intelectual com o
debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos, além de investigar como Lélia
Gonzalez entende as especificidades do racismo e do sexismo na sociedade
brasileira. Nesta pesquisa qualitativa, o caminho metodológico tem um caráter
essencialmente teórico, em que há uma revisão bibliográfica dos textos e entrevistas
da autora que estão compiladas na obra “Primavera para rosas negras: Lélia
Gonzalez em primeira pessoa”, publicada em 2018. A metodologia da pesquisa se
fundamenta a partir das formulações de Lélia Gonzalez de Amefricanidade, além de
coadunar com a metodologia afrodescendente. É desenvolvida no Pretuguês de
Lélia Gonzalez, somada ao método da escrevivência de Conceição Evaristo e da
categoria da Afroperspectiva de Renato Nogueira. Como resultados, é possível
visualizarmos Lélia Gonzalez como uma intelectual dos Direitos Humanos e teórica
da decolonialidade, sendo que a Amefricanidade é a categoria chave da autora para
pensarmos políticas em e para Direitos Humanos.