Banca de DEFESA: LIVIO PAULINO FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIO PAULINO FRANCISCO DA SILVA
DATA : 23/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: por videoconferencia
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM PERNAMBUCO: um olhar sobre a política educacional de 2015 a 2022.


PALAVRAS-CHAVES:

educação em direitos humanos, direitos humanos,
políticas públicas, política educacional.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Existe uma política nacional de Educação em Direitos Humanos que dispõe de
documentos orientadores dos sistemas de ensino e suas instituições sobre a
efetivação da EDH nos processos educativos de todas as áreas, níveis e modalidades
de ensino e áreas de conhecimentos, inclusive na educação básica. Nesse diapasão,
a presente dissertação tem como objetivo geral entender como a política de Educação
em Direitos Humanos do Estado de Pernambuco vem se materializando no período
de 2015/2022, considerando a influência dos contextos interno e externo. Para se
alcançar tal objetivo foi realizada uma fase inicial de coleta de material biliográfico e
documental sobre a temática pesquisada, adotando-se como referencial teórico da
pesquisa os estudos de autores como Joaquín Herrera Flores, David Sánchez Rubio,
Helio Gallardo, Maria Victoria Benevides, Vera Maria Candau, Marilena Chauí, entre
outros. Em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, a abordagem adotada
foi a qualitativa e para tratamento e análise dos dados adotou-se a análise de
conteúdo de Bardin (2011). O campo de pesquisa é o âmbito da Gerência de Políticas
em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania e as Gerências Regionais de
Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, realizando-se
entrevistas semiestruturadas com uma servidora lotada na sede da GEIDH, além de
servidoras de escolas pertencentes a diferentes GREs, uma do Recife, outra do
Sertão e outra da Zona da Mata. Em relação aos resultados encontrados, a pesquisa
identificou indícios de materialização parcial da política de EDH em Pernambuco,
como a existência do desconhecimento de profissionais da educação sobre a
política de EDH, bem como dificuldade em encontrar professores que queiram
participar da formação em EDH, prejudicando a amplitude da formação continuada
em EDH, além da existência de condicionantes internos e externos que influenciam
negativamente a política, como por exemplo uma cultura de não valorização dos
direitos humanos no seio da comunidade escolar, manifestada sobretudo por uma
parcela da população ligada a setores religiosos, entre outros achados de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMÕES - UNIFAP
Presidente - 1131272 - AIDA MARIA MONTEIRO SILVA
Interna - 1672788 - ANA MARIA DE BARROS
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 09:52
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